06 juin 2008

Castelo Guimarãens

                                                               

                   Castelo de Guimarães

               800px_Pt_gmr_castelo_1_   

O Castelo de Guimarães localiza-se na cidade de Guimarães, freguesia de Oliveira do Castelo, em Portugal.

Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.

Vamos então recuar até ao século X, altura em que a Condessa D. Mumadona Dias, tendo-lhe morrido o marido D. Ermegildo Gonçalves, conde de Tui, resolveu mandar edificar na sua herdade de Vimaranis (Guimarães) um mosteiro onde acabasse santamente a vida. Como as correrias e ataques mouros se repetiam com frequência naquela zona, tornou-se necessário construir uma fortaleza para a segurança da comunidade que habitava o mosteiro e do povo cristão que vivia e cultivava as terras próximas. Assim surgiu, numa pequena elevação próxima do mosteiro, o primitivo castelo de Guimarães que, segundo se crê, não passaria de uma torre rodeada por uma muralha pouco resistente.

Pouco mais de um século passado, a povoação de Vimaranes encontrava-se entre os domínios doados pelo rei Afonso VI de Leão e Castela a D. Henrique de Borgonha, que formaram o Condado Portucalense.

O conde D. Henrique (1095-1112) e sua esposa, D. Teresa de Leão escolheram esta povoação e o seu castelo como residência. Desse modo, a primitiva construção da época de Mumadona terá sido demolida e, em seu lugar, erguida a imponente estrutura da Torre de Menagem. O perímetro defensivo foi ampliando e reforçando, nele se rasgando a porta principal, a Oeste sobre a vila, e a chamada Porta da Traição, a Leste.

Dentro dos muros dessa cerca terá resistido D. Afonso Henriques (1112-1185), em 1127, ao assédio das forças do rei Afonso VII de Leão e Castela, evento que levou Egas Moniz a garantir aquele soberano a vassalagem de seu amo, libertando a vila do cerco. No vizinho campo de São Mamede, o castelo foi testemunha do embate entre as forças de D. Afonso Henriques e as de D. Teresa (24 de Junho de 1128) que, com a vitória das armas do primeiro, deu origem à nacionalidade portuguesa.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Guimar%C3%A3es

http://www.iep.uminho.pt/aac/hsi/a2001/2001/sitehistoria/castelo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pt-gmr-castelo.jpg

Posté par Maravillhas à 10:39 - - Commentaires [0] - Permalien [#]


Commentaires sur Castelo Guimarãens

Nouveau commentaire