25 janvier 2008

O Templo Romano de Évora

O templo romano de Évora 

clip_image002

O templo romano de Évora está localizado na cidade de Évora, em Portugal; faz parte do centro histórico da cidade, e foi classificado como Património Mundial pela UNESCO. É um dos mais famosos marcos da cidade, e um símbolo da presença romana em território português.

Embora o templo romano de Évora seja frequentemente chamado de Templo de Diana, sabe-se que a associação com a deusa romana da caça originou-se de uma lenda criada no século XVII. Na realidade, o templo provavelmente foi construído em homenagem ao imperador Augusto, que era venerado como um deus durante e após seu reinado. O templo foi construído no século I d.C. na praça principal (fórum) de Évora – então chamada de Liberatias Iulia – e modificado nos séculos II e III. Évora foi invadida pelos povos germânicos no século V, e foi nesta época em que o templo foi destruído; hoje em dia, as suas ruínas são os únicos vestígios do fórum romano na cidade.

As ruínas do templo foram incorporadas a uma torre do Castelo de Évora durante a Idade Média. A sua base, colunas e arquitraves continuaram incrustadas nas paredes do prédio medieval, e o templo (transformado em torre) foi usado como um açougue do século XIV até 1836. Esta utilização da estrutura do templo ajudou a preservar seus restos de uma maior destruição. Finalmente, depois de 1871, as adições medievais foram removidas, e o trabalho de restauração foi coordenado pelo arquitecto italiano Giuseppe Cinatti.

Actualmente, o templo de Évora ainda está com a base completa (o pódio), feita de blocos de granito de formato tanto regular como irregular. O formato da base é rectangular, e mede 15m x 25m x 3.5m de altura. O lado sul da base costumava ter uma escadaria, agora

em ruínas. Catorze

colunas de granito ainda estão de pé no lado norte (traseiro) da base; muitas das colunas ainda têm seus capitéis em estilo coríntio sustentando a arquitrave. Os capitéis e as bases das colunas são feitos de mármore branco de Estremoz, enquanto as colunas e a arquitrave são feitas de granito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_romano_de_%C3%89vora

http://www.leme.pt/imagens/portugal/evora/centro-historico/0001.jpg

Posté par Maravillhas à 10:59 - - Commentaires [4] - Permalien [#]


Commentaires sur O Templo Romano de Évora

    Joana*

    Joani'nha

    Bem . Aquela descrição está mesmo gira. Lala [~> Eu ajudei]

    O Templo de Diana tem algo de mágico . Será por ter o meu nome(?) :]

    Bejinhe Joani'Nha*

    Posté par Diiana Martins, 01 février 2008 à 11:14 | | Répondre
  • Olha a Joaninha tem um Blog, muito bem.

    Parabéns Joana, está muito bom, um trabalho bem realizado. Agora, tens que continuar.

    loll

    Bjs

    Posté par danitri, 01 février 2008 à 20:50 | | Répondre
  • Muito Bem

    Ola Joana... O teu blog tem um assunto interessante, pois das a conhecer as pessoas as coisas, que algumas, nem conhacem.
    So tu para isso....lol xD

    Espero que continues assim, com assuntos interessantes e de cultura geral...

    bjinho fofinho....
    Fica Bem!!...


    Passa no meu e comenta: www.loira.canalblog.com

    Posté par Ana Rosa, 04 février 2008 à 12:45 | | Répondre
  • tão interessante

    Fogo!! Consegues sempre surpreender-me...
    Está lindo como sempre!
    jokas fofinhas da tua amiga
    beatriz

    Posté par beatriz, 22 février 2008 à 11:15 | | Répondre
Nouveau commentaire